segunda-feira, junho 25, 2007

NINGUÉM PINTA COMO EU PINTO


Criado pela Sociedade do Estudo das Técnicas de Mangá, a série de livros começou a ser editada no Japão em 1996 e logo fez sucesso por todo o mundo. Agora, chegou a vez dos brasileiros desvendarem todos os segredos que envolvem os famosos quadrinhos japoneses.

Criando Personagens é o primeiro volume da série. Aqui, crianças e adultos que já gostam de desenhar aprendem as bases para fazer uma boa história em quadrinhos no estilo japonês. O detalhe é que as lições são apresentadas em uma linguagem simples e direta, desenvolvida especialmente para essa coleção, de modo a facilitar a sua compreensão - o livro todo é conduzido por um divertido mangá cujo protagonista é um autor de quadrinhos que teve seu roteiro aprovado e agora precisa entregar a história no prazo para o editor.

Seguindo esse enredo, o leitor tem contato com o caminho que um mangá percorre desde o surgimento de sua idéia a cabeça do autor até chegar às bancas. Depois disso, o aspirante a mangaká (nome dado aos autores de mangá) aprende a desenhar rostos e corpos, utilizando as técnicas certas para demonstrar idade, personalidade, sentimentos e todos os elementos que compõe uma pessoa. Tudo com muitos desenhos, esquemas e explicações detalhadas.

Mas um personagem não é apenas um desenho. O próximo passo é aprender a desenvolver suas características sociológicas e enquadrá-lo em uma história. O livro ensina quais são os elementos principais de uma HQ nipônica, como criar uma história bem amarrada e como encaixar os protagonistas, antagonistas e personagens secundários à trama.

Depois de tudo isso, qualquer um, desde um leigo ou um desenhista que quer aprimorar as suas técnicas, já está preparado para começar a ensaiar seu próprio mangá. E, claro, esperar pelo próximo volume da série, Como Desenhar Mangá - Personagens Femininos.

Nenhum comentário: